1) Espaço e liberdade
Você não pode deixar de ser você mesma – e nem ele pode. Manter a individualidade é essencial! Nada, por exemplo, de esquecer os amigos e acabar com a sua vida social só porque você está namorando. Segundo Polyana Maria, 19 anos, foi justamente isso que fez o seu relacionamento desandar. “Sempre amei sair com as minhas amigas, ir a shows, etc. Mas o meu ex é muito caseiro, eu o convidava para sair com a gente e ele nunca ia. Aí, começou a dar problema. Eu não ia deixar de sair por causa dele”, conta Polyana.
2) Não dê uma de babá
Thamires Rodrigues, 18 anos, namorou durante um ano e cinco meses. Bastante tempo, mas ainda não foi dessa vez que ela encontrou o seu “felizes para sempre”. Isso porque, mais do que namorada, Thamires assumiu praticamente a função de babá do ex. “Confesso que também errei. Tentei ser presente ao máximo e acabei dando atenção até demais para ele. Era sempre eu que ouvia o que ele tinha para dizer, que o ajudava. Eu até fazia os trabalhos de faculdade dele!”, conta ela. Vamos combinar que assim não dá, né? Existe uma grande diferença entre namorada atenciosa e babador!
3) Ciúme na medida
Ninguém gosta de assistir barracos, ter que aguentar ataques de ira e se sentir perseguido. Por isso, amiga, controle-se! Ou você pode acabar sem namorado...“Já terminei namoro por conta de ciúme bobo e excessivo. Namorei uma menina que era simplesmente louca. O auge do ciúme dela foi numa festa, onde ela chegou a jogar a bebida que estava segurando em cima de uma amiga que estava conversando normalmente comigo. O namorado dessa amiga, inclusive, estava lá também. Sempre soube que a minha ex era explosiva, mas esse dia foi demais. Parou por aí”, conta Bruno Rangel, 17 anos.
Ser um pouco cimenta? OK, quem ama cuida e pode apostar que os meninos acham bonitinho quando ficamos enciumadas. Mas cultivar um sentimento de posse e achar que você pode controlar a vida do cara não é nada legal. Fique longe dessa!
4) Surpreenda
Eles podem até dizer que não, mas adoooram um mimo. Nada de grude, mas algumas surpresinhas podem deixar o relacionamento muito mais legal, sem aquela mesmice da rotina, e até mesmo aproximar ainda mais os pombinhos. Um convite inesperado, uma mensagem no celular, uma cartinha ou um presentinho têm poderes mágicos! Afinal, eles também gostam de saber que nos importamos com eles.
5) Cuide de você
Sabe aquele papo que às vezes a gente manda para nós mesmas de “OK, agora que tenho namorado não preciso ficar me arrumando tanto”? Não escuta essa conversa não, é puro comodismo da nossa cabeça. Não deixe a peteca cair! E não é só por ele não, mas principalmente por você. Não precisa virar uma patricinha, nem muito menos dormir e acordar de maquiagem, como nos filmes, mas nada de desleixo. O seu ego – e o seu namorado – agradecem!
6) Viva a diferença!
Lidar com as diferenças é uma arte, mas, veja pelo lado bom: descobrir que você gosta de A e ele de B pode ser extremamente enriquecedor. “Não são os opostos que estragam um namoro. É incrível como as diferenças fazem a gente conhecer coisas novas, pensar e enxergar as coisas de várias formas. Isso é muito legal em um namoro”, acredita Stephanny Friedrich, 18 anos. No dela, que já dura mais de um ano, é assim. Se as afinidades multiplicam, as diferenças somam. Tudo é transformado em coisas positivas pelo casal. Bom, pelo menos eles tentam!
“Não digo que o meu namoro é perfeito, até porque, se fosse, seria uma coisa muito enjoativa. Acho, inclusive, que não existem 'namoros perfeitos', isso é pura ilusão. Para um relacionamento ser bom, acredito que ele deva ter muito afeto, carinho, compreensão, amor, é claro, mas brigas também. Elas fazem a gente se conhecer cada vez mais e ensina muita coisa para o casal”, opina Stephanny. É, para ser perfeito tem que ter um pouco de imperfeição também.